Depressão, quais são os principais sintomas, tratamentos e como prevenir?

Muitas vezes, nos sentimos cabisbaixos e sem vontade de fazer nada. Na maioria dos casos, isso pode ser encarado apenas como uma fase difícil da vida. Entretanto, se esses sintomas persistem e se agravam, é viável buscar por ajuda de um psiquiatra.

A depressão é um desequilíbrio de todo o corpo incluindo o cérebro, sendo caracterizada pela diminuição ou perda de interesse e prazer pela vida, gerando uma série de problemas como angústia e prostração. Esse transtorno atinge pessoas de todas as idades e, se não tratado corretamente, pode causar consequências graves.

Tratamento

A medicina atual é bastante evoluída, sendo assim o tratamento inicia a partir de uma combinação de apoio social, pedagógico, mudanças na rotina, desenvolvimento de habilidades emocionais e ajuda de outros profissionais.

O paciente diagnosticado com a patologia recebe uma prescrição médica contendo algumas medicações que são de uso oral. Existem vários tipos de medicação, porém o profissional da saúde lhe receitará aquela que mais se adequa as suas necessidades.

Sintomas

Esse transtorno traz alguns sintomas notáveis. Portanto, se você possui pelo menos um desses abaixo, busque por ajuda imediatamente:

• Angústia
  • Fraqueza
  • Irritabilidade
  • Insônia
  • Baixa autoestima
  • Cansaço extremo
  • Ansiedade exagerada
  • Pensamentos de suicídio
  • Comportamentos compulsivos
  • Dificuldade para se concentrar
  • Sensação de impotência para os afazeres diários
  • Diminuição de prazer
  • Alteração do libido
  • Dores

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a doença é gerenciando o estresse e o cansaço. Evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Não se sobrecarregue! Quando tiver uma pausa ou nos fins de semana, procure viajar para relaxar.

Outra dica é a prática de exercícios físicos regularmente. Frequente uma academia ou faça caminhadas pela manhã. Os exercícios são benefícios para a saúde e para o corpo humano. Faça aulas de dança ou ioga, o que preferir.

Quando tiver um problema que parece sem solução, compartilhe-o com alguém próximo, desabafar sempre ajuda! Faça um comentário a respeito do assunto e aproveite para compartilhar essa informação que pode salvar vidas.