Ansiedade, o que é ? Confira as principais causas e tratamentos

O que é a ansiedade? Confira as principais causas e tratamentos

Quem nunca se sentiu ansioso antes de fazer uma prova ou mesmo de convidar aquela pessoa especial para sair? Esses sentimentos são normais no dia a dia, mas quando há sofrimento psíquico, pode se tratar de um quadro clínico de ansiedade.

Alguns dos sintomas dessa doença vão desde ataques pontuais até dificuldades na interação social e distúrbios obsessivos. Há duas categorias de sintomas que podem alertar para quadros mais graves: os sintomas físicos e os psíquicos.

Entre os sintomas psíquicos, quem sofre de ansiedade pode apresentar medos irracionais, perfeccionismo excessivo, pessimismo frequente associado a más lembranças e autoconsciência constante – quando cada movimento requer muita reflexão e, geralmente, bloqueia a ação do indivíduo. Em relação aos sintomas físicos, a pessoa costuma sofrer de insônia, roer as unhas, ter muita tensão muscular, sofrer de algumas dores físicas, especialmente no estômago, cansaço, fraqueza e alteração de peso.

O tratamento de ansiedade

O indivíduo deve procurar um psicólogo ou psiquiatra para que o profissional possa fazer uma primeira avaliação. Se a ansiedade for mais leve, é possível conduzir o tratamento, basicamente, com psicoterapia. Nas sessões, o paciente pode explorar os motivos de sentir-se tão ansioso. Nos casos mais complexos, o indivíduo segue para a consulta com o psiquiatra, que indicará ansiolíticos específicos para cada caso.

O importante é não ficar sem tratamento e fazer a prevenção dela, pois a ansiedade pode evoluir para transtornos mais graves e está associada diretamente à depressão.

Quer saber mais sobre o assunto e ficar sempre atualizado com as novidades? Siga nossa página nas redes sociais ou deixe aqui seu comentário.

Imagem fonte: https://pixabay.com/pt/estresse-press%C3%A3o-ansiedade-angst-1837384/

ansiedade